Heroína de Israel

Leitura Bíblica: Ester 2.1-23


O rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher(Et 2.17a)

O livro de Ester foi escrito entre os séculos V e VI a.C. Ele fala de acontecimentos durante o reinado de Assuero, mais conhecido como Xerxes, o rei da Pérsia. Você poderá conhecer os acontecimentos desta história nos registros dos livros de 2Reis, 2 Crônicas, Esdras e Neemias. Através destas leituras, saberá que aí está a invisível mão de Deus, dirigindo reis e nações.

Deus estava preparando Ester para um papel muito importante na preservação do seu povo. Ela conheceu o sofrimento quando ficou órfã, mas também experimentou o cuidado de Deus quando foi adotada e protegida por seu primo Mardoqueu(v 7). Todos estes acontecimentos serviram para prepará-la ainda mais para a grande tarefa que a aguardava. A palavra-chave do livro de Ester é providência e um só pensamento permeia toda a narrativa: livramento. A explicação está na palavra de Mardoqueu: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”.(Et 4.14b).

Ester era linda, ganhou um ano de especial tratamento de beleza e conquistou o coração do rei, desde a primeira vez que ele a viu(v 17). Apesar disso, ela não perdeu a sua natural humildade. Deve ter sido muito difícil morar em um harém, mas ela se submeteu às dificuldades porque Mardoqueu assim lhe pedira. Aceitou também as sugestões de Hagai(v  15), o encarregado do harém, que se encantara com a sua simplicidade.

Muitas vezes questionamos a maneira pela qual Deus nos trata. Mas Ele está, na realidade, nos capacitando para tarefas específicas e especiais no futuro. É difícil ser um discípulo humilde e um aprendiz nas áreas de nossa vida em que temos mais talento ou mais firmeza, mas é bom lembrar que quanto mais aprendemos, mais eficiente seremos. Assim também Deus será mais honrado através de toda a nossa vida.

-EOL

A pessoa mais notável é aquela cuja vida Deus dirige.

Veja Também