Dúvidas?

 Leitura Bíblica: Tenham compaixão daqueles que duvidam (Jd 22)

É impossível que um ser humano não tenha dúvidas em seu coração. Mesmo um cristão, cuja vida se fundamenta na fé, as tem. Isso é normal - as incertezas fazem parte da vida. No entanto, as dúvidas são perturbações que podem abalar a nossa fé. No texto lido hoje Judas alerta para a presença de homens pervertidos e ímpios na igreja, que abalavam as convicções daqueles que deveriam estar firmes na fé. Muitas circunstâncias da vida também podem contribuir para gerar dúvidas e insegurança em nós. Alguns exemplos: desemprego, enfermidades, fofocas, perseguições, conflitos, solidão, pressão no serviço, pressão da sociedade, decepções, depressão, etc. Para essas situações, em vez de queixar-se e forçar a satisfação dos próprios interesses, conforme Judas comenta, ele dá um conselho melhor: deixe o Espírito Santo dirigir sua vida, entregue tudo em oração ao Senhor Jesus e conte coma misericórdia de Deus. Caso contrário caminha-se para o desespero, que nos cega e desequilibra, fazendo-nos tropeçar e cair. 



Quando Judas fala de perigos na igreja, como citamos acima, ele mostra ao mesmo tempo que a igreja também é importante como família espiritual para sustentar-nos em nossas crises. 

Resumindo, ele nos aconselha a não desanimarmos na fé, a cultivarmos uma vida cristã com oração e a termos compaixão daqueles que duvidam, auxiliando-nos uns aos outros, confiando na misericórdia de Jesus e mantendo distância daqueles que procuram nos perverter, além de também orar por eles para que venham a se arrepender e colocar Jesus em sua vida. O selo de qualidade e garantia de um cristão é a fé,e as dúvidas são uma ameaça a ela. Se surgirem, precisamos reagir, lutar e perseverar, sobretudo não permitindo que abalem nossa convicção da ressurreição de Jesus e da vida eterna. -ETS


Cultivar a comunhão com Deus
defende-nos dos assaltos das dúvidas.

Veja Também